Metodologia
- Gabriela Goes da Cunha
- 11 de jan.
- 2 min de leitura
A presente pesquisa utilizou como método de abordagem o método hipotético-dedutivo (LAKATOS, 2003) (GIL, 2002). Dessa forma, foi observado em primeira análise o uso do PJ34 como inibidor da exotoxina A. Posteriormente, a hipótese de que estender o grupo R de tal composto para sintetizar inibidores mais potentes e adequados para serem usados como fármacos foi formulada. Então, foram formuladas três deduções básicas:
1. A afinidade de ligação entre o inibidor e a proteína é maior com os derivados do PJ34 como ligantes do que com o próprio PJ34 como ligante;
2. A constante de inibição dos derivados do PJ34 é menor do que a do composto original, uma vez que estender o grupo R do PJ34 resulta em inibidores mais potentes;
3. Os derivados do PJ34 possuem um perfil ADMET melhor do que o do PJ34.
Ademais, o presente estudo foi baseado na técnica de observação direta extensiva. Assim, para medir o rendimento do PJ34 e dos derivados desse composto, foi utilizado testes de docking molecular e ADMET para avaliar as interações intermoleculares entre os ligantes e a exotoxina A, além das características biológicas dos de tais substâncias. Para o docking molecular, foi utilizado o Docking Proteína-Ligante entre a exotoxina A (ou seja, a proteína) e os compostos, que são os ligantes. Dessa forma, foi possível avaliar as deduções formuladas para averiguar a procedência da hipótese dessa pesquisa.
A metodologia da pesquisa abrangeu seis componentes principais: triagem de compostos, docking molecular, análise ADMET, análise de dados, docking reverso e análise dos melhores compostos.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. Disponível em: <https://docente.ifrn.edu.br/mauriciofacanha/ensino-superior/redacao- cientifica/livros/gil-a.-c.-como-elaborar-projetos-de-pesquisa.-sao-paulo-atlas-2002./view>. Acesso em: 4 ago. 2024.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. Disponível em: https://docente.ifrn.edu.br/olivianeta/disciplinas/copy_of_historia-i/historia-ii/china-e- india/view. Acesso em: 4 ago. 2024.

Comentários